comunidade

Pesquisa mostra que comunidades querem mais projetos comunitários da UFSM na área da saúde

da redação


Projeto de extensão na área da educação física ajuda jovens em vulnerabilidade social e ajuda a identificar potenciais atletas, além de possibilitar novas perspectivas para alunos e atendidos
Foto: UFSM, Divulgação

Não é de hoje que se discute a necessidade de uma maior participação de professores e alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em ações que promovam o desenvolvimento da cidade. Para tentar identificar as principais demandas de diferentes setores da comunidade, a instituição lançou, em outubro, uma plataforma no site da instituição para saber quais são as prioridades em cada região. Em todos os campi, o tópico mais pontuado foi o da saúde, que também lidera a lista de Santa Maria. Você pode acessar aqui a plataforma e votar.

Para 2019, segundo o pró-reitor substituto de Extensão da UFSM, Rudinei Soares Pereira, a meta é ampliar o período de coletas de informações pela plataforma.

- Neste primeiro momento, a plataforma captou informações por cerca de dois meses. Ainda assim, contabilizamos 1.751 respostas. Para 2019, queremos efetivar a implementação dessa ferramenta, que é muito importante para definirmos nossas ações - destaca.

UFSM terá 3,3 mil vagas pelo Sisu. Veja as oportunidades para cada curso

A plataforma é uma ação do Fórum Regional Permanente de Extensão da UFSM, que busca identificar as demandas consideradas prioritárias pelas comunidades locais e regionais dos municípios onde a UFSM tem presença física - Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. A extensão universitária é uma ação de uma instituição de Ensino Superior junto à comunidade, disponibilizando, ao público externo à universidade, o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos dentro da universidade.

No caso da UFSM, os dados coletados com a plataforma serão utilizados como referência para o desenvolvimento de projetos de extensão e servirão de base para avaliação de ações no Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex).

- Um projeto de extensão só é válido se ele provocar mudanças positivas em uma comunidade. É preciso ouvir as pessoas sobre o que elas consideram que seja prioridade, pensar em soluções e apresentar essas propostas. Não é simplesmente prestar um serviço. É impactar um determinado grupo e, ao mesmo tempo, construir conhecimento - explica Rudinei.

Até 2024, a UFSM pretende estabelecer que 10% da carga horária curricular sejam destinados a ações de extensão. Conforme os professores que já desenvolvem projetos com e na comunidade, é preciso "sair do arco", em referência aos limites do campus sede.

Países firmam acordo e diplomas de graduação valem em todo o Mercosul

QUALIFICAÇÃO
Para o professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM, as ações de extensão permitem a troca entre a instituição e a comunidade e oportuniza ao aluno vivenciar a realidade, contribuindo para qualificar sua formação.

- Os projetos possibilitam que o estudante pratique o que aprendeu em sala de aula e, ao mesmo tempo, promova uma transformação na vida das pessoas. É sair dos muros do meio acadêmico e experimentar o mercado de trabalho - destaca o professor.

Uma dessas ações ocorre com internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case). Alunos do CEFD promovem aulas de atletismo com jovens em progressão de medida e que têm autorização para realizar atividades externas.

Resultado geral por eixo:

Área Nº de respostas Percentual (%)
Saúde 357 20,39
Cultura
 323 18,45
Educação 322 18,39
Meio Ambiente 196 11,19
Direitos Humanos e Justiça 194 11,08
Tecnologia e Produção 177 10,11
Comunicação 93 5,31
Trabalho 89

 5,08

As prioridades em Santa Maria
Área
Nº de respostasPercentual (%)
Saúde 294 22,36
Cultura 287 21,83
Educação 222 16,88
Meio Ambiente 161 12,24
Direitos Humanos e Justiça 147 11,18
Tecnologia e Produção 86 6,54
Comunicação 67 5,10
Trabalho 51 3,88

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Currículo do Ensino Médio muda a partir de 2020. Veja como será Anterior

Currículo do Ensino Médio muda a partir de 2020. Veja como será

Veja quem são os diretores e vices que vão assumir escolas municipais em 2019 Próximo

Veja quem são os diretores e vices que vão assumir escolas municipais em 2019

Educação